A partir do momento em que entramos para o mundo da arquitetura começamos a nos familiarizar com inúmeros termos na qual não estávamos acostumados a ouvir e não são poucos, estes são empregados desde a folha de projeto até a construção, aqui separamos os mais utilizados com uma breve explicação para que você não tenha nenhuma dúvida e não ficar “boiando”.
Abóbada - é uma construção em forma de arco com a qual se cobrem espaços compreendidos entre muros, pilares ou colunas. Compõe-se de peças lavradas em pedra especialmente para este fim, denominadas aduelas, ou de tijolos apoiados sobre uma estrutura provisória de madeira, também pode ser de concreto-armado.
4120632
Acessibilidade - significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso/acesso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população. Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente, estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população.
plano01
Aclive - inclinação do terreno (considerado de baixo para cima); ladeira. (Antônimo: declive.). Adjetivo: íngreme.
Afastamento - afastamento frontal: indica o recuo que a construção deve ter, não sendo permitido colar a fachada da edificação na divisa do terreno. Também se deve deixar um espaço para a calçada. Afastamento lateral: indica a distância que a construção deve apresentar em relação às construções vizinhas e/ou limites laterais, caso de abertura de janelas.
Água de telhado - plano inclinado do telhado por onde escorrem as águas pluviais.
01-02_176
Alinhamento - linha ou eixo de traçado viário. Indicado por duas estacas em alinhamento reto colocadas na obra. Plano vertical ou marginal da frente da construção, tomado como referencia com a intercessão com o terreno.
Alisar - peça de madeira, metal ou pedra voltada para a face interna e externa dos vãos de portas e janelas.
portas
Almofada – acabamento em superfícies utilizando peças salientes, aplicado em portas.
PORTA ALMOFADA ARQUEADA
Alvará - é um documento ou declaração que garante a autorização de funcionamento para qualquer tipo de empresa ou comércio e também para a realização de eventos. Pode ser emitido por uma prefeitura ou por outros órgãos governamentais. Os responsáveis por sua emissão devem observar a legislação vigente de cada município ou região, pois ele deve estar embasado no Código de Posturas e no Código Tributário. Para sua emissão é cobrada uma taxa, normalmente de acordo com o seu prazo de vigência ou validade.
Anteprojeto - documentos desenhados e escritos, sendo de primeiro estudo sobre uma obra, criando as primeiras estimativas de custos.
projeto-executivo
Arco pleno – arco em forma de uma semicircunferência, tendo uma flecha igual ao raio que serve para traçá-lo.
Área comum - área situada em espaço pertencente a mais de um proprietário. Em prédios de apartamentos, em geral é constituída de garagem, playground, circulações, hall de entrada, portaria.
Área construída - soma de todas as áreas cobertas, formadas por pisos e paredes dos andares de uma construção.
Área útil - soma das áreas dos pisos dos compartimentos de uma edificação. 
Área ocupada - projeção no terreno da área coberta, sem os beirais, de uma edificação.
Área permeável - superfície do terreno não pavimentada, por onde a água da chuva ou de lavação é absorvida pelo solo.
Área privativa – área de propriedade particular do proprietário, incluindo todas as paredes e pisos do imóvel do imóvel.
Beiral - parte do telhado que se prolonga além da prumada das paredes externas do edifício, em geral está em balanço, mas também pode ser suportado por mãos francesas.
elementos-de-beiral-2-prova
Bisotado – atribuição dada às peças planas, particularmente vidros, espelhos, madeiras, bancadas, cujos bordos são chanfrados de modo a formarem planos inclinados em relação ao plano da face principal da peça.
Boneca - elemento construtivo vertical de dimensões reduzidas, para criar complemento arquitetônico ou afastar, por exemplo, uma porta ou janela de um canto. É também a saliência de alvenaria onde é fixado o marco ou grade das portas e de janelas. O mesmo que espaleta.
Brise - do francês brise-soleil; quebra-sol produzido com peças de madeira, concreto, plástico ou metal, disposto vertical ou horizontalmente diante das fachadas ou muros para atenuar ou impedir a ação direta do sol, sem perder a ventilação.
4934-brise-hunter-douglas-aeroscreen-g
Caibro - é um elemento componente do madeiramento do telhado, ficando localizado sobre as terças e abaixo das ripas. Atua no sentido longitudinal da queda da água do telhado. A seção transversal mais utilizada na confecção das madeiras para um caibro é de 3,5cm x 7,0cm.
Caixilho - Qualquer armação, geralmente de metal, como alumínio, madeira ou PVC, com um rebaixamento a todo o comprimento do seu perímetro, no qual se encaixam placas, geralmente de vidro ou outros tipos de materiais translúcidos, como no caso de janelas, vitrais, em algumas portas, etc. Para esse efeito utilizam-se massas apropriadas para segurar as placas ao conjunto de caixilhos ou caixilharia.
caixilhos_aluminio_520_1$$591
Casa geminada - atribuição dada aos elementos construtivos ou edificações, dispostos em par ou colados, que além de estarem lado a lado possuam uma interligação ou uma parte comum. Podem ser duas unidades de habitação independentes que possuem uma parede lateral externa compartilhada.
600-1982b3d6-f779-4c76-94e8-9ded011a456e
Cisterna- reservatório de água inferior do edifício. Em geral situa-se abaixo do nível do chão. Usualmente, esta ligada de um lado na rede de abastecimento urbana e do outro lado ao reservatório elevado, através de tubulação com bomba de recalque. Comumente seu dimensionamento é calculado para armazenamento de 3/5 do volume de água para consumo (incluindo a reserva de água), que é estimado em 200 litros por pessoa/dia, e os outros 2/5 deste volume corresponde ao volume do reservatório elevado ou da caixa de água.
agua da chuva
Clarabóia - é uma abertura no alto das edificações destinada a permitir a entrada de luz e/ou a passagem de ventilação.
Código de obras - conjuntos de regulamentos das autoridades locais com objetivo de controlar o projeto e a execução de edificações, reformas, reparos, etc.
Coluna - é um elemento arquitetônico destinado a receber as cargas verticais de uma obra de arquitetura transmitindo-as à fundação. Embora tenha a mesma função de um pilar, este é geralmente mais robusto e de secção quadrada ou retangular. A coluna costuma ser caracterizada por uma estrutura mais esbelta e esguia em prumo, tradicionalmente de secção cilíndrica podendo também ser elíptica.
colunas-gregas
Corrimão - apoio para a mão, colocado ao longo das escadas. Sua altura varia de 80 a 110 cm.
Cumeeira - parte mais alta do telhado, linha de cume, onde se encontram as superfícies inclinadas (águas). A grande viga de madeira que une os vértices da tesoura e onde se apóiam os caibros do madeiramento da cobertura.
Cúpula - ocorre quando um arco gira em torno de um eixo, de modo que tenha sempre uma seção horizontal circular.
Catedral_de_porto_alegre_-_cúpula
Curva de nível - caracteriza-se como uma linha imaginária que une todos os pontos de igual altitude de uma região representada. É chamada de “curva”, pois normalmente a linha que resulta do estudo das altitudes de um terreno são em geral manifestadas por curvas.
terminadoCnivel
Declive - quando o terreno se apresenta em descida em relação à rua – antônimo aclive.
Deck - piso em madeira ripada, geralmente para circundar piscinas, banheiras e represamentos de água ou servir de palco criando em desnível.
Duto de ventilação - os dutos de ventilação promovem o movimento, transporte e renovação da necessidade de suprimento de ar, retorno ou exaustão do mesmo, para aquecimento, ventilação, refrigeração, exaustão de secadores, fumaça, vapor, pó, é mais usado nos banheiros, depósitos e garagens.
artfix-6
Edícula - seu significado comum no Brasil, é para uma casa pequena, localizada no fundo de um terreno, normalmente dispondo apenas de um dormitório, sala, banheiro e cozinha, ocasionalmente tem uma garagem, com uma área de serviço externa, comumente possui saída independente da casa principal.
Empena - é a parte superior das paredes externas, acima do forro, fechando o vão formado pelas duas águas da cobertura. Nas fachadas principais, em alguns casos, a empena adquire a forma de frontão, como no caso de igrejas.
Ergonomia – conjunto de estudos relacionados à organização do trabalho, em função dos objetivos propostos e da relação do homem com equipamentos e mobiliário. É a ciência de projetar paraque o ambiente seja confortável e seguro de usar, relacionado com as medidas das pessoas.
Escada helicoidal – é uma escada cujos degraus em leque são fixados em uma coluna central.
Espigão - aresta saliente formada pelo encontro de duas águas em um telhado.
04-02_176
Estudo preliminar - etapa do projeto arquitetônico que consiste na configuração inicial da construção proposta, a partir da avaliação dos condicionantes ambientais, legais e construtivos que influenciarão o projeto a ser realizado.
Guarda-corpo - anteparo de proteção, em geral a meia altura, aproximadamente a 85 cm do piso, usado em varandas, terraços, sacadas, balcões, escadas e rampas.
guarda_corpo_2
Laje em balanço - trata-se de um elemento que possui apoio e contrapeso em uma extremidade e os outros lados encontram-se sem apoio; assim, por exemplo, uma laje em balanço, significa que ela está apoiada e tem contrapeso em somente em um dos lados; e os outros estão sem apoios, ou pilares.
CM96_Capa_2
Layout - distribuição de elementos removíveis como painéis divisórios, mobiliário e jardineiras, no espaço construído.
img31062906
Levantamento topográfico - refere-se à análise e descrição topográfica de um terreno. Também chamado de levantamento planialtimétrico, contendo elementos relevantes na superfície do solo, tais como pedras superficiais, córregos de água, arruamento, postes, vegetação, etc.
Locação - é o contrato pelo qual o locador obriga-se a ceder o uso da coisa arrendada ao locatário. É um contrato comutativo, oneroso, bilateral e de execução continuada. Portanto, é sempre bom citar que LOCADOR é o personagem que figura na condição de senhorio, e LOCATÁRIO é o personagem que figura na condição de inquilino.
Lote - é a parte do terreno situada ao lado de um logradouro público, descrita e assegurada pelo título de propriedade do imóvel.
Marco Americano - estrutura de madeira, metálica ou PVC, fixada nas paredes externas para receber as dobradiças e parte da fechadura, estando posicionada apenas no alinhamento voltado para o interior do vão da janela ou porta.
Marco Aduela – parte fixa das portas ou janelas que guarnece o vão e recebe as dobradiças, é considerado de dimensões mais esbeltas como para divisórias, composto por duas ombreiras e uma padieira. Nos marcos se articulam as folhas das esquadrias.
ADUELA ANGELIM-800x800
Marquise - pequena cobertura que protege a porta de entrada, sendo uma cobertura aberta lateralmente, que se projeta para além da parede da construção.
marquisealuminiocompost
Memorial Descritivo - de todas as características de um projeto arquitetonico, especificando os materiais que serão necessários à obra, da fundação ao acabamento.
Medição - levantamento das quantidades de serviços executados e dos materiais empregados na obra, com finalidade de pagamento e da observância do projeto. A medição parcial é feita no decorrer da construção, e a medição final é a realizada quando da conclusão da obra.
Mezanino – Piso intermediário que interliga dois pavimentos; piso superior que ocupa uma parte da construção e se volta para o nível inferior com o pé-direito duplo. Atualmente construído em estrutura metálica.
mezanino-2
Montante - peça vertical, de madeira ou metálica, que serve de sustentação a elementos da construção ou de divisão entre vãos.
Monta-cargas - equipamento eletro-mecânico ou manual, tipo elevador para transporte vertical de material, não permitindo transporte de pessoas quando aberto. Quando houver necessidade de transporte de operários na obra, deve ser previsto o aluguel de equipamento com controle automatizado, e com a cabine fechada, a fiscalização aplica multa em caso de não cumprimento a esta norma de segurança.
1289821532
Parapeito - peitoril. Proteção que atinge a altura do peito, presente em janelas, terraços, sacadas, patamares, varandas, escadas, etc. Diferencia-se do guarda-corpo, por este se tratar de um elemento inteiro, sem grades ou balaústres.
Pé direito - é a distancia vertical entre o piso e o teto finalizados em um pavimento.
pe_direito
Peitoril- superfície inferior dos vãos das janelas, disposta no sentido horizontal, provida de ligeira inclinação para o exterior, facilitando o escoamento das águas de chuva.
Plano diretor urbano - documento de planejamento feito para dirigir o desenvolvimento de um local. Pode ser empregado para reconstrução ou reforma, implantação e acessos de um bairro, indicando os usos propostos do solo e as melhorias públicas.
planejamento_grafico
Platibanda - designa uma faixa horizontal (mureta ou grade) que emoldura a parte superior de um edifício e que tem a função de esconder o telhado.
Programa Arquitetônico - classificação do conjunto de necessidades funcionais correspondentes à utilização do espaço interno e à sua divisão em ambientes, recintos ou compartimentos, requerida para um edifício que tenha determinado uso. É fundamental a sua definição antes de iniciar o projeto arquitetônico. É também denominado programa de necessidades. O projeto arquitetônico deve ser detalhado para que melhor seja executado na obra.
Projetos Complementares – projetos que complementam tecnicamente as proposições de um projeto arquitetônico, e derivam dele. Usualmente não são realizados pelo mesmo autor do projeto de arquitetura, cabendo profissionais especializados para cada um deles, que são: Proteção e Combate a Incêndios:pára-raios, alarme, iluminação de emergência; Estudo Geotécnico: furos de sondagem e análise de solo; Estrutural: estaqueamento, fundações, lajes, vigas, pilares, armaduras, concreto, formas; Impermeabilização:piscinas, calhas, jardineiras, varandas, chuveiros, lajes descobertas; Tratamentos: Acústico e Térmico (isolamento térmico e acústico, refrigeração, exaustão, ventilação), Anticorrosivo; Instalações: Hidráulicas (águas fria e quente), Sanitárias (esgoto), e memoriais; Drenagem: águas pluviais de telhados, calçadas e jardineiras; Tratamento de Efluentes e de Resíduos Industriais; Vácuo; Ar Comprimido; Fluído Térmico (vapor); Gases não liquefeitos (gás combustível); Gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (óleo diesel, querosene, gasolina); Combustíveis de alta viscosidade (asfalto, alcatrão, piche); Ácidos ou produtos químicos não gasosos; Elétricas: luminotécnica, força, aterramento; Telefônicas:externo, PABX, interfones; Segurança: circuito interno TV,sensores de alarme,sirene,portões elétrico; Comunicações: TV a cabo, antenas, internet e intranet, cabeamento para computação em rede, aterramento, sonorização.
Projeto Executivo – para a elaboração desse projeto é necessária a consulta aos projetos complementares.
etapa4
Recuo – incorporação à via pública de faixa de terreno pertencente a um lote privado e contíguo a essa via. Em geral, tem como finalidade possibilitar o alargamento de vias ou calçadas, previsto em projeto de alinhamento estabelecido pelos órgãos municipais competentes.
Remembramento – reagrupamento de dois ou mais lotes contíguos para a formação de um lote único maior. A construção de um prédio, muitas vezes, exige o agrupamento de anteriormente ocupados por casas unifamiliares.
Rufo – chapa de PVC, metálica ou cimento-amianto, fixada na linha de encontro da água do telhado com a alvenaria, que evita que as águas de chuva se infiltrem pelo interior da construção.
pingadeira e rufo medicao no local
Sacada- pequena varanda. Qualquer espaço construído que faz uma saliência sobre o paramento da parede. Balcão de janela rasgada até ao chão com peitoril saliente. Ver Balcão. Teoricamente, é qualquer elemento arquitetônico que se projeta para fora das paredes sem estrutura aparente, ou seja, o mesmo que balanço. Na prática, é sinônimo de balcão.
Serventia – corredor entre dois lotes para dar acesso a uma edificação situada nos fundos; tudo que serve para passar; passagem, servidão.
Soleira - a parte inferior do vão da porta no solo. Também designa o arremate na mudança de acabamento de pisos, mantendo o mesmo nível, e nas portas externas, formando um degrau na parte de fora.
Telheiro – pequeno telhado sobre uma esquadria para proteger da chuva e do sol.
Telheiro_s._Rem_dios_ab
Terça - viga de madeira que sustenta os caibros do telhado. Peça paralela à cumeeira e ao frechal, sendo apoiada nos pontaletes.
telhadocur72
Testada do lote – frente do lote. Lado do lote voltado para o logradouro público. É também chamada de testada do lote.
Tirante - viga horizontal (tensor) que, nas tesouras, está sujeita aos esforços de tração. Barra de ferro, cabo de aço ou qualquer outro elemento que se presta aos esforços de tração, barra de ferro que absorve os empuxos laterais de paredes ou abóbadas, impedindo que desmoronem.
Foto bajo licencia creative commons, la puedes copiar, modificar y distribuir, siempre que indiques el origen y reconozcas la licencia de la foto. La foto la hice yo con mi cámara de fotos digital.
Treliça- armação formada pelo cruzamento de ripas de madeira. Quando tem função estrutural, chama-se viga treliça e pode ser de madeira, metal ou alumínio.
2255090
Trena - fita métrica de metal ou sintética especifica para medir terrenos e compartimentos.
Veneziana - tipo de esquadria, de porta ou janela, que permite a ventilação permanente dos ambientes, impedindo a visibilidade do exterior e a entrada da água da chuva. É formada por palhetas inclinadas e paralelas. Algumas têm palhetas móveis.
veneziana3
Verga – peça de concreto ou madeira colocada sobre vãos de portas e janelas que apóia a continuação da parede.
ref_paredes_10
Zoneamento- instrumento usado pelo planejamento urbano para dividir a cidade em setores ou zonas diferenciadas, estabelecido pelo Plano Diretor Municipal. A legislação urbanística municipal, usualmente determina, além do uso, condições para edificação, como número de pavimentos máximo e o índice de aproveitamento do terreno a ser edificado.